top of page

PALESTRANTES

DR. ADAILTON CARDOSO DIAS

Graduado em ciências econômicas com especialização em Geoprocessamento. Extensão em Avaliação Econômica de projetos de Infraestrutura de Transportes, especializando em Gerenciamento de Projetos e Modernização, Infraestrutura e Gestão Portuária. Iniciou sua carreira no Banco do Brasil. Servidor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT desde 2006 no cargo de analista em Infraestrutura de Transportes. No Departamento exerceu funções de coordenador de Programação de Investimentos, coordenador-geral de Planejamento, diretor de Planejamento e Pesquisa do departamento, e interinamente diretor-executivo e diretor-geral. É diretor de Planejamento da Empresa de Planejamento e Logística desde 2016.

Diretor de Planejamento da Empresa de Planejamento e Logística S.A.

DR. ALBER FURTADO

Gerente de Portos Organizados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários

Graduado em Engenharia Civil, possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental da Universidade Federal do Paraná. Já atuou como professor de Estatística da Universidade Estadual do Ceará, na Diretoria de Licenciamento Ambiental Federal do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, na Diretoria de Infraestrutura Rodoviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, como Assessor Técnico da Diretoria de Modernização e Revitalização Portuária – DMOP/SEP, como Coordenador Geral de Meio Ambiente da Secretaria de Portos, Diretor de Obras Portuárias da Secretaria de Portos, como Diretor de Gestão de Riscos e Custos da Secretaria de Portos, Diretor de Dragagem, Diretor de Gestão e Modernização Portuária e Gerente de Portos Organizados. Atualmente é Superintendente de de Outorgas da Agência Nacional de Transportes Aquaviários.

PROF. DR. ANDRÉ ANDRADE LONGARAY

André Andrade Longaray é Doutor em Engenharia de Produção (UFSC, 2004). Professor Associado na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), onde atua desde 1998. Bolsista CNPq de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora nível 2. Autor do livro Introdução à Pesquisa Operacional, publicado pela editora Saraiva. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional, do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Mestrado Profissional em Administração Pública da FURG. Leciona as disciplinas de Pesquisa Operacional, Tópicos Especiais em Métodos Multicritérios Discretos (MCDA) e Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos. Suas pesquisas são direcionadas ao desenvolvimento de modelos de apoio à decisão utilizando métodos matemáticos multicritérios.

Líder do Grupo de Pesquisas LabSADi - Universidade Federal do Rio Grande

DR.DISNEY BARROCA

Coordenador-geral de Modelagem de Outorgas da Secretaria Nacional de Portos

Graduado em Relações Internacionais pelo Centro Universitário UniBrasil e pós-graduado em Gestão Pública, especialização Latu Sensu, pela Universidade Católica Dom Bosco, é coordenador-geral de Modelagens de Outorga da Diretoria de Outorgas Portuárias da Secretaria Nacional de Portos, onde é responsável pela coordenação e avaliação das atividades inerentes à exploração e à prestação de serviços no setor portuário. É membro do Grupo de Trabalho da Empresa de Planejamento Logístico S.A., membro titular da Câmara Temática de Transportes do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (CTTFBMC), presidente do Conselho da Autoridade Portuária do Porto de Cabedelo e representante do Ministério dos Transportes na Comissão Interamericana de Portos da Comissão da Organização dos Estados Americanos (OEA).

PROF. DR. EDUARDO RATTON

Superintendente do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1978), mestre em Geotecnia pela Université Libre de Bruxelles (1981), doutor em Ciências Aplicadas - Geotecnia pela Université Libre de Bruxelles (1983) e pós-doutor pela Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn (1986).

Professor decano do Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 1980 e um dos fundadores do Instituto Tecnológico de Transporte e Infraestrutura (ITTI) da UFPR, onde é superintendente.

Possui ampla experiência profissional nas áreas de Engenharia Civil, Engenharia de Transportes e Estudos Ambientais.

Na gestão pública, atuou como diretor de Meio Ambiente dos Portos de Paranaguá e Antonina (PR) e consultor técnico no Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul.

Participou de mais de 100 congressos e seminários de alcance internacional, sendo conferencista no Fórum ECO92 -  Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e desenvolvimento.

É autor de diversas publicações científicas e livros na área de Gestão Ambiental de obras de infraestrutura de transportes.  

DRA. ELLEN BRISSAC

Gerente de Arrendamentos e Contratos do Porto do Itaqui

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Maranhã, tem MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Possui 31 anos de experiência profissional em cargos de direção e gerenciamento de entidades públicas, 10 anos de experiência na área de planejamento portuário, estando à frente da viabilização de grandes projetos tais como o Terminal de Grãos do Maranhão (TEGRAM), o Terminal Temporário de Celulose (SUZANO), Expansão do Terminal de Cobre da Vale, Contrato de Exploração do Berço 105 pela VLI.

Atualmente é diretora interina de Planejamento e Desenvolvimento da Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP, onde desempenha atividades desde 2007, já atuou como diretora Administrativa, Financeira e de Seguridade da Caixa de Assistência e Aposentadoria dos Funcionários do Banco do Estado do Maranhão – CAPOF, diretora – presidente da Fundação de Assistência dos funcionários do Banco do Estado do Maranhão e secretaria adjunta de Fazenda da Prefeitura Municipal de São Luís, no Maranhão.

DR. ERICK MOURA DE MEDEIROS

Diretor de Infraestrutura Aquaviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União e exerce a função de Diretor de Infraestrutura Aquaviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT. Bacharel em Ciências Navais pela Escola Naval – Marinha do Brasil; Especialização em Eletrônica e Guerra de Superfície, Pós-Graduação em Estado-Maior, Planejamento e Assessoramento, atualmente Cursa Pós-Graduado em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação. Foi Corregedor e Auditor Federal de Finanças e Controle da Corregedoria Setorial do Ministério dos Transportes, Auditor Federal de Finanças e Controle do Núcleo de Normas e Assessoramento do Corregedor-Geral da União, Auditor Federal de Finanças e Controle da Corregedoria Setorial do Ministério da Integração Nacional e Auditor Federal de Finanças e Controle da Coordenação-Geral de Recursos Humanos, como Substituto na Coordenação de Administração de Legislação de Pessoal.

Na Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República foi Coordenador-Geral de Gestão de Pessoas e Recursos Logísticos e no Ministério das Comunicações atuou como Coordenador-Geral de Recursos Logísticos Substituto e de Coordenador de Suprimento e Patrimônio da Coordenação-Geral de Recursos Logísticos. Capitão-de-Corveta da Marinha do Brasil com as seguintes condecorações: Medalha Militar com Passador de Bronze em decorrência de mais de 10 anos de bons serviços prestados ao país; Medalha Mérito Marinheiro de uma âncora por ter mais de 500 dias de mar na carreira; Medalha Rede Naval Interamericana de Telecomunicações -RNIT.

DR. JOÃO ARTHUR MOHR

Consultor do Conselho Temático de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Paraná

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialização e MBA pela FGV – Fundação Getúlio Vargas (2011). Atualmente é assessor da presidência da Federação das Indústrias do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento Estadual e Logística em Transportes. Coordena a Câmara Técnica de Infraestrutura do Fórum Permanente de Desenvolvimento Futuro 10 Paraná, que congrega 16 entidades estaduais da sociedade civil organizada, entre elas as Federações das Indústrias, do Comércio, da Agricultura, dos Transportes e das Cooperativas. Atua em parceria com órgãos do governo Estadual e Federal no planejamento de obras essenciais para a redução do custo logístico, do índice de acidentes e das emissões de carbono, obras estas nos modais portuário, ferroviário, rodoviário, aeroportuário, hidroviário e duto viário.

DR. JOSÉ DIBELLA FILHO

Diretor-presidente da ABTP - Associação Brasileira de Terminais Portuários

Diretor Presidente da ABTP – Associação Brasileira dos Terminais Portuários, entidade empresarial que representa mais de 60 associados, terminais arrendados e privados, movimentam cerca de 70% de todas as cargas nacionais, com atuação em todo o Brasil.

Graduado em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da USP, com mestrado e especialização em Logística de Transportes, na mesma escola. Foi professor titular do curso de Engenharia Naval pela UFPA – Universidade Federal do Pará, e de cursos de MBA na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.

Atua há mais de 38 anos nos setores de transportes multimodal – aquaviário e ferroviário, sendo os últimos 15 anos dedicados ao setor portuário. Exerceu o cargo de Diretor Presidente da CODESP – Porto de Santos e de Secretário Adjunto de Portos na Secretaria de Portos da Presidência da República, foi diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais da RUMO Logística e da MSC Shipping. Consultor de empresas para implantação e desenvolvimento de novos projetos portuários e na regulação do setor.

DR. MÁRIO POVIA

Diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários

Formado em direito pela universidade Paulista e em engenharia operacional elétrica pelo Mackenzie. Cursou extensão universitária como bacharel em administração de empresas e especialização em direito processual, ambos pelo mackenzie. Possui mba em regulação de serviços públicos pela fundação getúlio vargas.

Ingressou na agência nacional de transportes aquaviários – antaq em janeiro de 2006, na função de especialista em regulação, tendo atuado na gerência de portos públicos – gpp e na gerência de fiscalização portuária – gfp. foi assessor da superintendência de portos – spo, assessor técnico da diretoria de regulação, superintendente substituto de fiscalização e coordenação das unidades regionais – sfa e superintendente de portos da antaq. foi presidente do conselho de autoridade portuária – cap, do porto de são Sebastião. Exerceu o cargo de diretor interino da ANTAQ DE DEZEMBRO DE 2012 ATÉ A DATA DE SUA NOMEAÇÃO PARA DIRETOR-GERAL DA ANTAQ.

Com o término do primeiro mandato à frente da antaq o senhor mário povia, novamente, veio a receber a aprovação da Comissão de Serviços de Infraestrutura e do Plenário do Senado Federal onde foi nomeado a Diretor da Antaq.

Em 19 de abril de 2018 foi nomeado como Diretor-Geral da Agência, com mandato até 18 de fevereiro de 2020.

DR. NELSON COSTA

Superintendente Adjunto da Ocepar

Graduado em engenharia agronômica pela Universidade Federal do Paraná, possui especialização em Planejamento Estratégico Empresarial pela Faculdade de Administração e Economia (FAE), Marketing Empresarial pela Universidade Federal do Paraná, Desenvolvimento de Executivos pelo Instituto Superior de Administração (ISAD/PUC), Liderança Estratégica pela American University, e Liderança Empresarial pela FAE/ESADE-Espanha. Com 36 anos de atuação no Sistema Ocepar, participou de questões marcantes para o desenvolvimento do sistema cooperativista paranaense.Chefiou o Departamento Econômico da Ocepar, área estratégica por realizar estudos e levantamentos técnicos que subsidiassem as reivindicações do setor. Assumiu a superintendência em 2003 e 2004, passando, posteriormente, a superintendência adjunta até abril deste ano, quando assumiu a superintendência da Federação das Cooperativas do Paraná (Fecoopar).

DR. OGARITO LINHARES

Diretor do Departamento de Outorgas Portuárias da Secretaria Nacional de Portos

Graduado em Engenharia Civil (Ênfase em Portos e Hidrovias) -UFPR, 1975-1980. Pós graduado em Matemática Financeira -UFPR, 1985. Atuou na Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina – APPA, como Assessor da Superintendência (2005- 2010). No Conselho de Autoridade Portuária de Paranaguá e Antonina como Conselheiro do CAP, 2003-2004 e de 2007-2008. Dentre as atividades Portuárias estão: Reforma e aprofundamento do cais e cortina de estacas dos berço 202 à 204, do Cais Comercial de Paranaguá, 1983-1984; Presidente da CLEOS –Comissão Licitação Especial de obras e Serviços, por duas vezes entre 1993 e 1996; Presidente da Comissão de Licitação que gerou o contrato de arrendamento nº 001/94 entre à APPA, e LOUIS DREYFUS COMMODITIES BRASIL S.A; Coordenador dos estudos e projetos para obras de pavimentação em concreto dos 25 quilômetros das vias de acesso ao Porto de Paranaguá.

PROF. DR. OSVALDO AGRIPINO

Advogado e Professor da Universidade do Vale do Itajaí e da Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Mestrado e Doutorado em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí e do Mestrado em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial da Universidade Federal de Santa Catarina. Advogado, graduado pela UERJ (1992) e sócio do Agripino & Ferreira Advocacia e Consultoria, Pós-Doutorado em Regulação de Transportes e Portos na Kennedy School of Government, Harvard University (2007-2008). Atua no setor de transporte marítimo, portos e comércio exterior, desde 1981, ao qual presta consultoria, com ênfase em regulação e Direito Marítimo e Portuário.

DR. SAMUEL CAVALCANTI

Superintendente de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade da Agência Nacional de Transportes

Aquaviários

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília, Curso Superior de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra, possui MBA em Regulação de Serviços Públicos pela Fundação Getúlio Vargas e mestrado profissional interdisciplinar em Regulação e Gestão de Negócios pela Faculdade de Economia da Universidade de Brasília. Participou do Grupo de Trabalho da Portaria MTPAC n° 435/2016, com vistas a propor novos procedimentos ou adequação daqueles atualmente instituídos, que permitam fomentar a exploração das atividades portuárias prevista na Lei nº 12.815, de 5 de junho de 2013. O GT formulou a proposta de aperfeiçoamento do Decreto nº 8.033/2013 (Decreto nº 9048/2017) que regulamenta a Lei nº 12.815/2013 e atuou como membro da Comissão Mista SEP/ANTAQ (Portaria n° 91/2013) para análise dos estudos de viabilidade (EVTEAs) destinados às licitações Portuárias previstas na Portaria n° 38/2013-SEP/Programa de Investimento em Logística-PIL do governo federal. Atualmente é superintendente de outorgas da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

bottom of page